O bacharel em Ciências Aeronáuticas, na habilitação em Piloto de Linha Aérea é preparado para seguir a carreira de piloto de aeronaves, pois ao longo do curso receberá tanto a formação para a carreira de pilotagem quanto conhecimentos administrativos que serão necessários ao longo de sua carreira. Como piloto, poderá desempenhar a função de comandante ou copiloto dependendo de sua experiência. Também é preparado para controlar tudo o que ocorre durante um voo, incluindo os equipamentos instalados a bordo. Conduz aeronaves de vários portes e é responsável pela comunicação com os órgãos de controle, sendo também o responsável pela segurança de voo. Ao final do curso, para poder colar grau, o aluno necessita possuir a licença de PC-Piloto Comercial, expedida pela ANAC.

Para atuar como piloto em grandes empresas aéreas, tanto no Brasil quanto no exterior, o piloto é submetido a exames médicos em conformidade com a legislação vigente. Além da formação teórica exigida pela ANAC, o piloto precisa cumprir sua formação prática de voo em aviões de pequeno porte, para obter suas licenças que podem ser de piloto privado, piloto comercial e de piloto de linha aérea.  Para ingresso em uma companhia aérea, na função de piloto ou copiloto, normalmente é exigida a Licença de Piloto Comercial (teórica e prática), avaliação na Prova de Proficiência Santos Dumont com pelo menos nível 4, Formação Superior e formação teórica de Piloto de Linha Aérea. Obs:. As exigências podem variar de acordo com a empresa e edital de seleção, mas esses critérios são os mais comumente exigidos.

Profº Dr. Edson Luiz GASPAR

  • Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
  • Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentado em 2014.
  • Piloto dos Helicópteros Água da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1993 – 2014) e chefe da Escola de Aviação da PMESP, na seleção e formação dos Pilotos do Águia. Encerrou a carreira em 2014 como Subcomandante do GRPAe para todo o Estado de São Paulo.
  • Piloto de Avião do Governador do Estado de São Paulo com Avião King Air B-200 entre 2011 e 2014.
  • Coordenador de Curso de Bacharelado em Aviação Civil de 2003 a 2019, incluindo as turmas In Company na Academia da TAM e nas dependências da Gol
  • Idealizador e Coordenador das Pós Graduações em Segurança de Voo, Planejamento e Gestão Aeroportuária, Direito Aeronáutico e MBA – Gestão de Aviação Civil desde 2007, nas dependências da Academia da TAM até dezembro de 2019.