Ao longo dos anos e do crescimento da aviação, foram surgindo inúmeros aeroportos, sendo que os maiores acabaram sendo geridos pela INFRAERO a partir da década de 70, situação em que a própria INFRAERO procurou especializar e formar seus gestores, que só tinham acesso mediante concurso público. Recentemente, com as inúmeras privatizações de aeroportos que vem acontecendo no Brasil, as concessionárias passaram a procurar profissionais oriundos da própria INFRAERO ou da aviação com experiência em gestão para ocupar inúmeros cargos. Ocorre que a quantidade de profissionais com esse perfil é finita e, em pouco tempo estará esgotada, surgindo a necessidade de novos profissionais que detenham conhecimentos de gestão ligada ao sítio aeroportuário com suas diferentes peculiaridades. A Pós Graduação Latu Sensu tem justamente este perfil, o de preencher esta lacuna que já existe no mercado e será intensificada à medida que forem ocorrendo as inúmeras concessões de aeroportos para a iniciativa privada.

A gestão aeroportuária, muito embora tenha semelhanças com a gestão de uma maneira geral, possui peculiaridades específicas de aeroportos e é neste sentido que busca proporcionar aos alunos, conceitos de gestão aeroportuária trazidos por profissionais do mercado. Sua área de atuação está ligada aos aeroportos que serão privatizados ou municipalizados, que também precisarão de gestor aeroportuário.

Profº Dr. Edson Luiz GASPAR

  • Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
  • Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentado em 2014.
  • Piloto dos Helicópteros Água da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1993 – 2014) e chefe da Escola de Aviação da PMESP, na seleção e formação dos Pilotos do Águia. Encerrou a carreira em 2014 como Subcomandante do GRPAe para todo o Estado de São Paulo.
  • Piloto de Avião do Governador do Estado de São Paulo com Avião King Air B-200 entre 2011 e 2014.
  • Coordenador de Curso de Bacharelado em Aviação Civil de 2003 a 2019, incluindo as turmas In Company na Academia da TAM e nas dependências da Gol
  • Idealizador e Coordenador das Pós Graduações em Segurança de Voo, Planejamento e Gestão Aeroportuária, Direito Aeronáutico e MBA – Gestão de Aviação Civil desde 2007, nas dependências da Academia da TAM até dezembro de 2019.
  • Gestor de Segurança Operacional pela ANAC, tendo sido aprovado no Curso de SGSO.