O tecnólogo em Logística formado pela Escola Superior do Ar O tecnólogo em Logística é o profissional especializado em aquisição, recebimento, armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de empresas, em particular as aéreas e, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele desenvolve e gerencia sistemas logísticos de gestão de materiais de qualquer natureza, o que inclui redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda controlar recursos financeiros e ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

As responsabilidades no exercício das atribuições exigem visão sistêmica e estratégica, capacidade de comando, liderança, além de densos conhecimentos de estratégias de segurança e respectivas tecnologias e equipamentos.

A Escola Superior do Ar desenvolveu seus programas de negócios além de suas raízes na aviação. Vários cursos desafiadores oferecem currículos de última geração com uma perspectiva global para preparar os alunos para cargos no país e no exterior.

  • Basicamente, o trabalho do profissional de logística é utilizar de forma inteligente os espaços de armazenamento de produtos e materiais, sempre controlando o estoque; planejar o transporte dos produtos de forma rápida e com baixo custo; comunicar-se com fornecedores e clientes; e operar sistemas eletrônicos.
    Para isso, o mercado exige que o candidato a qualquer cargo da área de logística domine determinadas habilidades, com destaque para visão estratégica e liderança.
  • profissional de logística será o ponto de contato entre fornecedores e colaboradores, e, para ter o controle de todo o processo de entrega e fazer o trabalho acontecer no prazo determinado. Para isto, ele precisa entender as estratégias da empresa de forma ampla, assim como todas as etapas necessárias para cumpri-las, sendo necessário participar das decisões que comprometerão o crescimento da empresa.

Profº Dr. Edson Luiz GASPAR

  • Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública
  • Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentado em 2014.
  • Piloto dos Helicópteros Água da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1993 – 2014) e chefe da Escola de Aviação da PMESP, na seleção e formação dos Pilotos do Águia. Encerrou a carreira em 2014 como Subcomandante do GRPAe para todo o Estado de São Paulo.
  • Piloto de Avião do Governador do Estado de São Paulo com Avião King Air B-200 entre 2011 e 2014.
  • Coordenador de Curso de Bacharelado em Aviação Civil de 2003 a 2019, incluindo as turmas In Company na Academia da TAM e nas dependências da Gol
  • Idealizador e Coordenador das Pós Graduações em Segurança de Voo, Planejamento e Gestão Aeroportuária, Direito Aeronáutico e MBA – Gestão de Aviação Civil desde 2007, nas dependências da Academia da TAM até dezembro de 2019.