CPA - Comissão Própria de Avaliação

"Avaliando hoje, aprimorando o amanhã."

Bem-vindos à seção da Comissão Própria de Avaliação (CPA). A CPA é essencial para garantir a transparência e a melhoria contínua de nossos cursos e serviços, funcionando como um pilar central para a excelência acadêmica e institucional.

Nossa missão é promover uma avaliação institucional abrangente e objetiva, assegurando a qualidade da educação que oferecemos. Os objetivos incluem avaliar a infraestrutura, os processos pedagógicos e a satisfação geral de nossa comunidade acadêmica. Essas avaliações ajudam a identificar áreas de destaque e aquelas que precisam de atenção, permitindo intervenções eficazes e oportunas.

A CPA realiza avaliações periódicas que são tanto internas quanto externas, envolvendo todos os segmentos da comunidade acadêmica. Utilizamos métodos que garantem uma análise detalhada e compreensiva, desde questionários online até grupos de discussão, garantindo que todos os aspectos da experiência acadêmica sejam considerados.

Convidamos todos os estudantes, professores e funcionários a participarem ativamente das avaliações promovidas pela CPA. Sua contribuição é fundamental para moldarmos juntos o futuro da nossa instituição.

Para mais detalhes sobre as atividades da CPA ou como você pode contribuir para este importante processo, visite nosso portal ou entre em contato através de [[email protected]]. Sua participação faz a diferença!

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) fundamenta-se na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

O Sinaes integra três modalidades principais de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos:

  1. Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais:
    1. autoavaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES, a partir de 1° de setembro de 2004;
    2. avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo Inep, segundo diretrizes estabelecidas pela Conaes. 
  2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas. A periodicidade desta avaliação depende diretamente do processo de reconhecimento e renovação de reconhecimento a que os cursos estão sujeitos.
  3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – Enade) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, em cursos selecionados pelo MEC, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais.
Principais modalidade de avaliação do Sinaes

Entre as várias formas de avaliação apenas uma é controlada pela IES, a autoavaliação institucional que tem como objetivo produzir conhecimentos para a transformação qualitativa da educação superior, o aprimoramento didático pedagógico e melhorar a eficiência na gestão acadêmica. 

O trabalho da Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o ponto de partida para o processo de avaliação da educação superior. O relatório de autoavaliação deve contemplar as 10 dimensões estabelecidas no artigo 3º da Lei 10.861/2004, sendo voluntária a abordagem de outros aspectos que a IES julgar relevante dentro do seu contexto específico. 

As dimensões estabelecidas pelo Sinaes para a autoavaliação são: 

  1. A missão e o plano de desenvolvimento institucional; 
  2. A política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; 
  3. A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; 
  4. A comunicação com a sociedade; 
  5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnicoadministrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
  6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
  7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; 
  8. Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  9. Políticas de atendimento aos estudantes;
  10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Em 2014, por meio da NOTA TÉCNICA INEP/DAES/CONAES No 065, foi apresentado o novo instrumento de avaliação institucional externa e passa a ser organizado em cinco eixos, contemplando as dez dimensões (acima mencionadas) do Sinaes:

Eixos e Dimensões
  • Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: considera a dimensão 8 (Planejamento e Avaliação) do Sinaes. 
  • Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.
  • Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: abrange as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.
  • Eixo 4 – Políticas de Gestão: compreende as dimensões 5 (Políticas de Pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.
  • Eixo 5 – Infraestrutura Física: corresponde à dimensão 7 (Infraestrutura Física) do Sinaes.

 

A avaliação será feita por meio de instrumentos de pesquisas (com questões objetivas e abertas), apuradas eletronicamente e permitem a produção de relatórios gerenciais. Além das pesquisas realizadas, serão feitas reuniões, análise documental e registro do processo por intermédio do portal institucional.

Os resultados das pesquisas feitas pela CPA serão divulgados institucionalmente no site, em relatórios da CPA, em painéis postados nas áreas de relacionamento, em reuniões gerais, em visitas às salas de aulas pelos coordenadores, devolutivas individuais aos professores e com publicações em periódicos da comunidade externa. Os relatórios da CPA também serão divulgados no próprio sistema e-MEC, conforme determina o prazo até legal (30 de março de cada ano).

Composição

A Comissão Própria de Avaliação da EAR prevista pelo artigo 11 da Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 é regida por um regulamento próprio e pela legislação e normas vigentes para o Sistema Federal de Ensino, integrando, assim, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). De acordo com o artigo 5º (Item II – Da Constituição) do regulamento da CPA, podemos identificar que a composição da CPA atende ao princípio de equidade entre os representantes de cada segmento da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Assim sendo, a seguir apresentamos sua composição:

Comissão Própria de Avaliação - CPA
Coordenação Prof. MsC Renato Montagnana
Representante do Corpo Docente Prof. Dr Edson Cabral
Representante do Corpo Discente À designar
Representante do Corpo Técnico Administrativo Marcelo Costalonga
Representante da Sociedade Civil Organizada Dr Audi Anastácio Félix

Relatórios de Autoavaliação

Resultados da Avaliação Institucional

A ouvidoria universitária tem um papel importante no contexto da instituição de ensino em função de ser considerada uma ferramenta, que permite a mudança na gestão da organização, influenciando as políticas públicas.

“A Ouvidoria, por intermédio do Ouvidor, tem como atribuição básica atuar na defesa dos direitos e interesses da sociedade em geral, notadamente dos clientes e usuários, atuais ou potenciais, contra atos e omissões cometidos pela
empresa, com a finalidade de zelar para que a instituição atue com eficiência e mantenha crescente o prestígio de que desfruta perante a sociedade.”
– Laura Maria Glüer

Preencha o formulário de interesse e entraremos em contato assim que possível.

CPA

COLEÇÃO MULTIDISCIPLINAR

  •  
AMAZÔNIA, ORGANIZAÇÕES E SUSTENTABILIDADE – AOS
  •  
APGS – ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL
  •  
ASAA – ADVANCES IN SCIENTIFIC AND APPLIED ACCOUNTING
  •  
BAR – BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW 
  •  
BASE – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNISINOS  
  •  
BBR-BRAZILIAN BUSINESS REVIEW 
  •  
CAdm – CADERNO DE ADMINISTRAÇÃO
  •  
CADERNOS DE PSICOLOGIA SOCIAL DO TRABALHO
  •  
CADERNOS EBAPE.BR  / FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.  ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS
  •  
CADERNOS GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA (CGP&C)
  •  
CONTABILIDADE VISTA & REVISTA – CVT
  •  
ConTexto – CONTABILIDADE EM TEXTO
  •  
CONTEXTUS – REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ECONOMIA E GESTÃO
  •  
CPA – CADERNO PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIMEP
  •  
DESAFIO ONLINE
  •  
ECONOMIA & REGIÃO
  •  
EMPREENDEDORISMO, GESTÃO E NEGÓCIOS
  •  
ENFOQUE – REFLEXÃO CONTÁBIL
  •  
FACEF PESQUISA – DESENVOLVIMENTO E GESTÃO 
  •  
FACES / REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO
  •  
FOR SCIENCE
  •  
FUTURE JOURNAL – FUTURE STUDIES RESEARCH JOURNAL – TRENDS AND STRATEGIES
  •  
GEP – REVISTA DE GESTÃO E PROJETOS 
  •  
GES- GESTÃO E SOCIEDADE /UFMG
  •  

GESTÃO & CONEXÕES

  •  
GESTÃO & PLANEJAMENTO (SALVADOR) 
  •  
GESTÃO & PRODUÇÃO 
  •  
GESTÃO & REGIONALIDADE 
  •  
GESTÃO & SOCIEDADE – Revista de Pós-Graduação da Uniabeu
  •  
GESTÃO.ORG – REVISTA ELETRÔNICA DE GESTÃO ORGANIZACIONAL
  •  
GV CASOS / REVISTA BRASILEIRA DE CASOS DE ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO 
  •  
GV EXECUTIVO / FGV – EASP
  •  
HARVARD BUSINESS REVIEW
  •  
IJI – INTERNATIONAL JOURNAL OF INNOVATION
  •  
INMR – INNOVATION & MANAGEMENT REVIEW / RAI – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO E INOVAÇÃO
  •  
INTERFACE – REVISTA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
  •  
JAMG – JOURNAL OF ACCOUNTING, MANAGEMENT AND GOVERNANCE / Revista Contabilidade Gestão e Governança
  •  
JOSCM – JOURNAL OF OPERATIONS AND SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
  •  

JPBREVIEW – INTERNATIONAL JOURNAL OF PROFESSIONAL BUSINESS REVIEW

  •  
NAVUS – REVISTA DE GESTÃO E TECNOLOGIA
  •  
NOVA ECONOMIA – REVISTA DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DA UFMG  
  •  

PENSAMENTO & REALIDADE / PUC-SP

  •  

PG&C – PERSPECTIVAS EM GESTÃO & CONHECIMENTO

  •  
RAC – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA 
  •  
RACE: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA
  •  
RACEF – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA DA FUNDACE
  •  
RACRE – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO / CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS / UNIPINHAL 
  •  
RAD – REVISTA ADMINISTRAÇÃO EM DIÁLOGO
  •  
RAE – REVISTA ANÁLISE ECONÔMICA / UFRGS
  •  
RAE – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS / FGV – EASP
  •  
RAEP – ADMINISTRAÇÃO: ENSINO E PESQUISA 
  •  
RAIMED – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO IMED
  •  
RAM: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO MACKENZIE 
  •  
RAP – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
  •  
RASI – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, SOCIEDADE E INOVAÇÃO
  •  
RAUNIMEP – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO UNIMEP
  •  
RAUNP – REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE POTIGUAR
  •  
RAUSP – MANAGEMENT JOURNAL / REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO 
  •  
RBDAM – REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 
  •  
RBFIN – REVISTA BRASILEIRA DE FINANÇAS
  •  
RBGN – REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS 
  •  
RBI – REVISTA BRASILEIRA DE INOVAÇÃO / BRAZILIAN JOURNAL OF INNOVATION
  •  
RCA – REVISTA CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
  •  
RCA – REVISTA DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO
  •  
RCCE – REVISTA CAPITAL CIENTÍFICOELETRÔNICA
  •  
REA – REVISTA DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO
  •  
REA UFMS – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFSM
  •  
READ. REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO 
  •  
REBRAE – REVISTA BRASILEIRA DE ESTRATÉGIA 
  •  
RECADM – REVISTA ELETRÔNICA DE CIÊNCIA ADMINISTRATIVA
  •  
RECAPE – REVISTA DE CARREIRAS E PESSOAS
  •  
RECC – REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DO CRA-PR
  •  
REEN -REVISTA ELETRÔNICA DE ESTRATÉGIA E NEGÓCIOS 
  •  
REGE / REVISTA DE GESTÃO
  •  
REGEPE – REVISTA DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS / IBEROAMERICAN JOURNAL OF ENTREPRENEURSHIP AND SMALL BUSINESS
  •  
REGS – REVISTA ELETRÔNICA GESTÃO E SERVIÇOS
  •  
REUNIR -REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE
  •  
REVISTA ADM.MADE
  •  
REVISTA ALCANCE / PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
  •  
REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO
  •  
REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO E INOVAÇÃO
  •  
REMark – REVISTA BRASILEIRA DE MARKETING
  •  
PRETEXTO
  •  
RGO – REVISTA GESTÃO ORGANIZACIONAL 
  •  
RIAE – REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTRATÉGIA
  •  
RIMAR – REVISTA INTERDISCIPLINAR DE MARKETING 
  •  
RMPE – REVISTA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA 
  •  
ROC – REVISTA ORGANIZAÇÕES EM CONTEXTO
  •  
RPCA – REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO
  •  
RPPI – REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERNACIONAIS
  •  
SINERGIA
  •  
TPA – TEORIA E PRÁTICA EM ADMINISTRAÇÃO